Finlândia…

Roupas que a Ana me emprestou enquanto minha mala estava fazendo um tour pela Europa!

Bem, até agora descrevi as nossas aventuras na terra do “Papai Noel”, mas neste post quero compartilhar o que senti no meu espírito. Como sempre digo, aprendi com o Diante do Trono a ter mais responsabilidade com as coisas do alto e levar a sério, cada momento, cada percepção. Os próprios finlandeses, mas que já tiveram um encontro com Jesus, nos explicam a influência do clima sobre todos os aspectos de suas vidas e como é difícil se abrirem para relacionamentos. Nós bem sabemos como os europeus são “fechados”. Outro ponto que me chamou a atenção foi ouvir da frieza das igrejas; o país é 95% luterano mas infelizmente, apenas nominais. Eles não têm aquele primeiro amor, aquele fogo como os primeiros luteranos tinham. Muitos não tem o hábito de congregar e cultuar ao Senhor e esta nova geração está crescendo sem saber que há um Pai que os ama, que é o nosso Deus. Missionários brasileiros que trabalham no exército da salvação, testemunharam que a nova presidente não permite o ensino cristão nas escolas, pois ela mesma não professa a fé. Eles também contam como seus filhos têm encontrado dificuldade de fazer novas amizades e sofrem com o preconceito racial. É triste! É motivo de oração!

Voltando a falar mais sobre o clima, a diferença de fuso horário (seis horas na nossa frente), mexe muito com a gente. Pensei que passaria um frio daqueles como dito na previsão, mas que nada, nos surpreendemos com um calor de 36°. Estava muito quente. Era primavera-verão! E o sol, que depois de se esconder tanto num inverno “federal”, quase não se punha: era a sua vez! Dava 00:00h e o dia, ou melhor, a noite estava clara. Demorava a escurecer, mas a manhã começava depressa. E nesta época é assim, quase sempre claro. Por isso, os filandeses aproveitam para sair, beber no meio as ruas, nos lagos e debaixo do sol! Enquanto aqui a gente foge pra qualquer sombra, eles aproveitam o máximo para tomar um solzão. Vimos muitos jovens embriagados nas ruas de Tampere; eles anseiam pelos dias de sol para extravasar a solidão e a depressão que a escuridão do inverno traz. Nesses dias, o sol não sai. Contam que é tanto frio que ninguém sai na rua, passam a maior parte do tempo abrigados em casa ou no trabalho, escolas… contam que são dias tristes e que o índice de suicídio aumenta assustadoramente, por causa da escuridão. Oremos por eles.

Pensei em como somos felizes aqui no Brasil e não sabemos. Nós podemos nos basear pelo tempo, saber se já é meio dia ou seis da tarde pela posição do sol… tantos outros benefícios! Como nós temos facilidade de nos relacionarmos, nos abraçarmos, sermos cordiais e simpáticos uns com os outros. Isso faz muita falta lá fora, mas quero deixar claro que, a equipe que nos recebeu, os pastores, a Saara Campos (esposa do Rodrigo), nos deram tanto amor! É a presença de Cristo queimando em seus corações. Aleluia!

O movimento de adoração ao Senhor que vivemos em nossa nação é um anseio tão grande para muitos! Como eles desejam viver tudo o que temos vivido aqui em nossos cultos! Quando exibimos os DVDs do DT, um trechinho, podíamos ver os olhos deles tão sedentos, tão desejosos por experimentarem como nação o que temos visto o Senhor fazer aqui. Pude valorizar o meu país e orar por tantos brasileiros que estão longe deste lugar tão especial.

Ver o mover de Deus em nós e através de nós marcou minha vida pra sempre. Não foi apenas a minha primeira viagem internacional: foi muito mais que isso! O Senhor me disse pela boca de muitos profetas que eu seria  levada às nações e quando faço um balanço desta viagem, meu espírito se alegra em Deus. Eu me doei a Ele, me esforçei por Ele, fui capacitada por Ele a cantar em Inglês e Finlandês, o que eu jamais poderia imaginar. Pisei naquela nação para abençoá-la em nome de Jesus.

Viver pra Jesus e fazer Sua vontade, dá sentido a minha vida!

E agora eu pergunto: Pelo quê você tem vivido?

5 pensamentos sobre “Finlândia…

  1. Bom ver a ação do Espírito Santo em sua vida e sua disponibilidade para Ele. Sou jovem como você, tenho amigos jovens como nós e é triste ver como tantos estão se perdendo.

    Pior ainda é quando vemos que muitos dos que estão longe do Senhor, estão “batendo ponto” na Igreja. No carnaval deste ano não teve programação na Igreja, e fiquei trancafiado em casa, porque não tive dindin pra viajar e na rua só tinha o que não prestava… então passei boa parte do tempo em frente ao computador. E como vi jovens que conheço pulando nas ladeiras de Olinda, dançando no Balmasquê, no carnaval do ChevroletHall e em tantos outros lugares. Jovens que conhecem a verdade, que sabem do sacrifício de Cristo, que são líderes em suas Igrejas, e que não tinham receio algum de mostrar em seus blogs e orkut’s fotos deste período.

    Hoje, o que podemos fazer é orar e agir. Temos que nos preocupar com aqueles que não conhecem a Cristo, sim. Mas, não podemos nos esquecer daqueles que estão doentes, cegos, fracos, frios no espírito. Não podemos deixar que a “normalidade” do mundo invada as Igrejas.

    Meu pai diz que na época de mocidade dele a oração era: “Oh Senhor! Traz os jovens que estão perdidos no mundo para a Igreja”, mas hoje ele fala que a oração deve ser: “Ô Deus, tira o mundo do meio da Igreja”. Pena que isto tem sido uma verdade, porque nunca vi tantos casos de gravidez antes do casamento, homossexualismo e tantas outras nojeiras entre os jovens evangélicos.

    Por isso louvo ao Senhor porque ainda existem guerreiros que se levantam em prol dos perdidos, como você tem sido. Sei que você abriu mão de muita coisa para estar no centro da vontade do Pai, mas também sei que não há nada melhor do que agradar ao nosso Deus. Como é bom serví-Lo!

    Não deixe que as dificuldades ministeriais – que são muitas, como sei! – tirem do seu coração o primeiro amor. Meu desejo é que você continue sempre disponível ao Senhor para resgatar a juventude brasileira.

    Um abraço do seu irmão em Cristo,

    Paulinho =)

  2. Parabens pelo blog! Que vc continue sendo benção atraves desse instrumento!
    Contando bençãos as quais que vc não conseguirá contar!

    Abraços!

  3. Olá Ana Paula…. Fiquei impressionado na ministração em Londrina com seu talento ao vivo!! Muito linda a sua voz mesmo hehe Que vc continue nessa força, creio que essa 1ª viagem internacional é só o começo de tanto que Deus tem em sua vida!! Não se apague pelas criticas, não se apague pelas decepções, não se apague pelas comparações, não se apague, não se apague… Pq se vc se apagar no enfado não conseguira brilhar na bonança, e Deus ama os corajososssss!!!! Deixa pra la os invejososs haha Já amo e hj intercedo por sua vida!! Seja feliz no Senhor

  4. Aiii…Gostei desse blog… gostei de vc….Fiquei feliz em saber uqe você é você. Entendeu? Rsss… Estarei sempre por aki… Um dia a verei pregar…. Sê tu uma benção!!!

Deixe um comentário

